segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

As férias estão terminando...

Aproveitamos esse último domingo de janeiro indo ao SESC Bertioga, para o passeio de um dia, a fim de conhecer o lugar.
Conforme diz o nome, esta unidade fica no município da estância turística de Bertioga, cujo nome origina da palavra tupi "Buriquioca", formada pelas palavras Buriqui (macaco grande) e oca (casa, morada). A área onde hoje se encontra a cidade, era habitada por índios e assim foi denominada por haver muitos macacos nesta região.
Já na saída. o guia Henrique nos informou sobre vários dados da cidade e fez muita propaganda do SESC Bertioga, como a qualidade na organização e atendimento aos hóspedes que pudemos conferir pessoalmente.
Saímos de Campinas às 5:00h e chegamos lá por volta de 8:15h. O tempo estava agradável, com sol e algumas nuvens na direção do mar, enquanto que na serra havia sinais de chuva.
Tomamos um delicioso café da manhã e em seguida, acompanhados pelo Henrique, fizemos um passeio de reconhecimento do local, conhecendo mais detalhadamente alguns pontos.
Como segunda atividade, parte do grupo optou por visitar o Forte São João , em uma caminhada de 08 km, enquanto que nós, Leandro, Lari e eu, optamos por ficar na praia, cujo acesso está diretamente ligado à portaria do SESC e elaboramos o nosso mini roteiro, alternando praia-piscina, até um pouco antes do almoço. Lamentavelmente, a qualidade da água do mar não estava boa, porém não interferiu na diversão.
O sistema administrativo é mesmo muito organizado. Seja na diversidade dos espaços, nas opções de atividades, na manutenção e limpeza e no atendimento ao usuário. Cabe ressaltar a valorização e a preservação do ambiente, visível nas espécies locais de flora e fauna e no tratamento da água e esgoto, do porte de uma micro cidade.
A valorização da cultura e da estética nas diversas obras de arte presentes, revelam um ambiente atraente e harmonioso.
O almoço simples mas delicioso, nos agradou a todos. Após, fomos fazer a caminhada sobre as pedras no 'Espaço Corpo'. Essa caminhada consiste em percorrer um caminho circular, em forma de canaleta com pedras arredondadas, mergulhadas em um nível de mais ou menos 40 cm de água. Caminhar dentro da água, sobre essas pedras, estimula os órgãos através dos pontos localizados nos pés (reflexoterapia), sendo ao mesmo tempo estimulante, relaxante e prazeroso. Não dava pra não rir, vendo o Leandro se lamentando e se desequilibrando...
Nossa próxima atividade foi a subida ao mirante, numa escada circular até o topo (fazendo umas paradas pra retomar o fôlego), de onde se avista a cidade e toda a colônia, numa vista maravilhosa de praia e montanhas.
Fomos novamente à praia e ainda tivemos mais um tempo de piscina, até nos prepararmos para o retorno à Campinas.
Chegamos em casa por volta de 20:30h, cansados mas descontraídos, pelo passeio muito bem aproveitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário