terça-feira, 16 de março de 2010

Meu cajueiro...


"Aos treze anos da minha idade, e três da sua, separamo-nos, o meu cajueiro e eu. Embarco para o Maranhão, e ele fica. Na hora, porém, de deixar a casa, vou levar-lhe o meu adeus. Abraçando-me ao seu tronco, aperto-o de encontro ao meu peito. A resina transparente e cheirosa corre-lhe do caule ferido. Na ponta dos ramos mais altos abotoam os primeiros cachos de flores miúdas e arroxeadas como pequeninas unhas de crianças com frio.
- Adeus, meu cajueiro! Até à volta!
Ele não diz nada, e eu me vou embora.
Da esquina da rua, olho ainda, por cima da cerca, a sua folha mais alta, pequenino lenço verde agitado em despedida. E estou em São Luís, homem-menino, lutando pela vida, enrijando o corpo no trabalho bruto e fortalecendo a alma no sofrimento, quando recebo uma comprida lata de folha acompanhando uma carta de minha mãe: "Receberás com esta uma pequena lata de doce de caju, em calda. São os primeiros cajus do teu cajueiro. São deliciosos, e ele te manda lembranças..."


Há um Cajueiro ao lado do estacionamento, no prédio da Faculdade de Educação, na Unicamp. Não sei se as pessoas que passam por ali, diariamente, o reconhecem. Ele está entre outras plantas, árvores diversas, frutíferas e ornamentais.

Comigo, foi amor à primeira vista, logo que o identifiquei entre as tantas árvores daquele espaço. Isso já vem há alguns anos e sempre dedico um tempo a olhá-lo detalhadamente. Um observador atento perceberia que lanço um olhar de ternura a ele: o seu tronco, as suas folhas, as suas cores...

Também a minha relação com o texto é muito especial: ele fez parte das minhas leituras de adolescente e eu lembro que o li muitas vezes, que até o sabia 'decor'. Eu incorporava aquela tristeza da despedida e me emocionava com a generosa oferta dos doces feitos com o caju que ele produzira...e confesso que ainda me emociono... Entretanto e curiosamente, eu nunca havia visto, ao vivo, as flores de um cajueiro.

Hoje, qual não foi a minha surpresa... eu vi que ele está carregado de flores, como essas que o poeta descreve: 'cachos de flores miúdas e arroxeadas como pequeninas unhas de crianças com frio'. Examinei-as, cuidadosamente, pra conferir se a imagem que construí na adolescência, correspondia à realidade.
E não é que parecem mesmo!!

A imagem postada não corresponde às flores do cajueiro da Unicamp, mas fico devendo e ainda vou trazer fotos dele e postar aqui.

O cajueiro de Humberto de Campos, plantado pelo poeta na sua infância, ainda é vivo e tem mais de 100 anos.


Um amigo de Infância - Humberto de Campos Veras nasceu em Miritiba (atual Humberto de Campos) MA em 25 de Outubro de 1886.http://www.aliancaabc.org/humbertodecampos.htm

25 comentários:

  1. Bom dia. parabens pelo blog, o encontrei porque estou fazendo uma pesquisa osbre um antigo disco de Dercio e Darley, gravado no ano de 1973, onde eles cantam a musica MEU CAJUEIRO. a letra é quase como esta que encontrei em teu blog. Gostaria muito de encontrar esta canção.

    domluci@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Estou com 55 anos e lembro-me bem dessa descrição de Humberto de Campos. Também a sabia "decor" na minha juventude e muitas vezes a declamei no meio familiar... É linda, repleta de emoções. Confesso que hoje os meus olhos nublaran-se ao reviver tal período. Parabéns pelo seu Blog, obrigado pela oportunidade de relembrar.

    ResponderExcluir
  3. dei um google para achar O Cajueiro de Humberto de Campos e encontro seu blog....e sou levada ao ano de 1967, quando, como jovem professora, me emocionei com as despedidas no texto. Eu acabara de perder meu pai... que me deixara a rica herança do gosto pela literatura.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita, Fabrício e Maria Luiza. 'A poesia não é de quem escreve, é de quem precisa dela' disse um dia Pablo Neruda. Emocionem-se com o texto maravilhoso de Humberto de Campos.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. "Tinha saudades deste texto que conheci no livro de admissão para cursar o ginasio, mas desconhecia o autor e vim procura-lo e achei aqui...Fiquei muito feliz em rele-lo" obrigada e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada,

    De fato esse texto é uma obra de arte.
    Voltem sempre!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog, mas por que não terminou "Meu Cajueiro".

    ..."Ao ler a carta de minha mãe, choro sozinho, choro pela delicadeza de sua ideia e choro sobretudo com inveja do meu cajueiro, por que não tivera eu também raízes para jamais afastar-me dele, em que havíamos crescidos juntos, em que eu ignorava que havíamos sido felizes".

    Wilmar Ribeiro (também li na minha infância, livro do programa de admissão, ainda lembro partes do texto.)

    ResponderExcluir
  8. Oh meu Deus,qtª emoção ao ler O meu cajueiro de Humberto de Campos...Me marcou profundamente e eu até chorava qdº o lia,pois me batia no peito uma profunda tristeza e parecia q eu vivenciava a dor daquele menino q partira.Eu lia e relia este texto soluçando,rsrs!!Tempos q ñ voltam mais...Obrigada por me fazer reviver esse período tão sublime da minha vida!!Sucessos!Marinalva-AtaléiaMG

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Marinalva. O texto ficou um ponto de encontro de pessoas que se identificam com ele e com as emoções do autor.
    Grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  10. Quem não conhecia Humberto de Campos? Eu,até o dia que meu irmão mais velho começou recitar o tempo todo: Meu Cajueiro pra cá,Meu cajueiro pra lá,estava feliz por haver passado no exame de admissão, encheu meu saco, eu deveria ter + ou - uns 5 anos de idade,ele passou e eu aprendí.Adorei rever este texto.

    ResponderExcluir
  11. saudades este poema enriqueceu minha infancia obrigada

    ResponderExcluir
  12. Que legal, Cleide!!

    Obrigada e Volte Sempre.

    ResponderExcluir
  13. Legal! Lembrei da minha infância. No mês de Julho, no meu curso de pós-graduação.
    A minha podução na aula de liguística foi a minha relação com esse poema de Humberto de Campos.Há!
    Foram muitas emoções; precisei de duas aulas para concluir a minha declamação, não contive minhas lágrimas e recebi aplausos dos demais colegas jovens do curso, pois tenho 53 anos. E esse poema marcou a minha infância.
    Que saudades!

    ResponderExcluir
  14. Em 1970 li o cajueiro na sala de aula e me apaixonei a primeira vista e apartir dai desenvolvi a mania de citar a leitura e minha esposa e filhos também aprenderam amar o maranhense Humberto de Campos. Hoje brincando com o meu iPhone encontrei essa riqueza literária.

    ResponderExcluir
  15. Quantos anos você me fez voltar no presente! Foi a primeira leitura escolar que marcou esse longo e cansativo caminhar.
    Abraços.
    Blogdocarrião

    ResponderExcluir
  16. De fato, este poema de Humberto de Campos é um convite à emoção. Minha esposa, uma carioca com mestrado em literatura, ficou emocionada ao ver e tocar o tão famoso cajueiro, que ainda "acena" com seus galhos mais altos na minha cidade natal: Parnaíba-PI. Forte abraço.

    P.S: a área onde se encontra o cajueiro, na Rua Coronel José Narciso, foi tombada como patrimônio histórico municipal.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela visita.

    Um abraço aos dois.

    ResponderExcluir
  18. Muito importante poder saber que nossos escritores " sobrevivem" a tantas sagas que permeiam a literatura e o cinema. Prabéns. Humberto de Campos vive!!!!!!!!!!!1 Sou da cidade onde se encontra o pé de caju ao qual ele faz alusão. Tb um dia retornarei à minha terra natal... nem que seja pa ra visitá-la...como que a saborear o doce de caju... ( muitos vivas a essa jóia brasileira: o caju e Humberto de Campos) Ronaldo Nobre

    ResponderExcluir
  19. lindo demais! meu cajueiro! guardo esta doce lembrança quando lia nos bancos escolares este poema !o nome do autor eu Jamais esqueci!!Humberto de Campos!! já estava no além desde aquela época, e eu nem sabia!! mesmo assim minhas emoções ainda hoje (aos 52 anos) são exatamente as mesmas, um abraço ao espírito do autor que eu amo simplesmente por ter escrito algo tão lindo, tão singelo e tão maravilhoso!!!! sou leci Valença sua admiradora.

    ResponderExcluir
  20. Que bom, Leci. Volte sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Emocionante ler novamente este texto. Lembro quando lia eu tinha a idade do menino. eu sofria muito, pois parecia que aquela despedida era comigo.

    ResponderExcluir
  22. Bons tempos que não voltam mais,as pessoas liam ,entendiam e interpretavam,
    hoje a maioria ler e não sabem interpretar,por preguiça ai só acumula as dificuldades,no curso de admissão ao ginásio era uma verdadeira maravilhas,concordo em parte com as mudanças ,mas discordo no geral.Por exemplo uma análise Sintática ,uma Análise Morfológica,a maioria dos estudantes de hoje não sabem o que é.Veja a Educação de qualidade nos países de Primeiro Mundo não tem esse fuça fuça que agente vê no Brasil,só muda o necessário e o que está certo permanece.

    ResponderExcluir