domingo, 8 de agosto de 2010

Meia quadra


Quando eu disser vida e meia,
Você diga meia vida;
Quando eu disser ida e meia,
Você diga meia ida,
Quando eu disser lida e meia,
Você diga meia lida.
Diga coração e meio.
Se eu disser meio coração;
Se eu disser meia baleia,
Você diga meio cação,
Se eu disser meio cação,
Você diga meia baleia;
Quando eu disser Meia Quadra,
Você diz que é Quadra e Meia,
Quando eu disser Quadra e Meia,
Você diz que é Meio Quadrão
!


Entre as modalidades mais difíceis da Poesia popular, está a Meia Quadra, estilo que apresenta estrofes com número de versos não determinados e com quatro linhas iguais na parte final http://www.bahai.org.br/cordel/generos.html
Imagem: Lampião e Maria Bonita - JOSÉ LOURENÇO GONZAGA

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Desconhecia a “ meia quadra “ , penso que é uma poesia que será recitada em ritmo acelerado e só ao alcance de alguns.
    Quando eu disser bom dia
    Você diga dia bom

    E quando eu disser “outras coisas”
    Você diga eu também

    Adorei a imagem que acompanha o post .

    ResponderExcluir