quarta-feira, 25 de maio de 2011

Constrangimentos pedagógicos - fragmento I


[...] A minha chegada na escola coincide com a saída do primeiro período. Na entrada, um estudante me pergunta se eu trabalho aqui nessa escola e eu repondo que não e devolvo a pergunta – e você, estuda aqui nessa escola? Ele responde que sim.
- Então você sabe ler e escrever!
Diz que não, nem ler e nem escrever. E pergunto novamente – como você sabe que não sabe ler e escrever? - ‘A professora falou. ’ Insisto mais um pouco e pergunto por que, então, não aprende a ler e escrever? E ele responde - ‘é que eu faço bagunça’.
Ele se despede, vai embora.
Sento-me no habitual "Cantinho da Leitura". Passo os olhos pelas paredes e os painés
denotam que há um trabalho sobre as relações interpessoais, os direitos, a não violência, a cultura de paz...

Imagem: um direito, uma escola, um lugar.

Um comentário:

  1. Que bom que voltou ao blogue :)
    Um post "envergonhado" duma situação por vezes constrangedora para quem abraça o ensino como voce .
    Infelizmente situações dessas são normais nas escolas de hoje.

    ResponderExcluir