domingo, 10 de fevereiro de 2008

Arte para evocar II

Novo local de trabalho. Reuniões de organização e planejamento do ano letivo de 2008...(isso não tem nada de novo). Nas primeiras reuniões retomamos os temas avaliados no final de 2007. Dentre os seis princípios afirmados no Projeto Pedagógico, um deles se refere ao tema arte e é nele que pretendo me debruçar e elaborar uma reflexão mais aprofundada nos encontros semanais no primeiro trimestre: "Valorização da arte como forma de expressão". Um projeto de escola que se oriente por esse princípio, ou dentre outros que ele esteja contemplado, deverá ter alguns pressupostos. Assim, saber como cada um tem se posicionado até então em favor dessa discussão, da elaboração do próprio trabalho e do trabalho coletivo, penso que será um caminho para identificar e dar visibilidade aos pressupostos (algumas ações já foram elencadas no trabalho desenvolvido com teatro, tendo o aluno alternando papéis entre protagonista e platéia). Conhecer o que as pessoas pensam sobre o tema, me parece um bom ponto de partida para o desenvolvimento desse trabalho. Então fiz uma ponte com algo que li recentemente sobre 'arte para evocar'. O que poderia ser a arte para evocar? Evocar, do latim - evocare; Chamar (alguém) para fora do lugar onde está (Dic. Michaellis). O termo me provocou e gerou algumas inquietações. Dentro da perspectiva de que 'evocar' é chamar alguém para fora do lugar onde está, então deve ser muito bom servir-me da arte para esse fim. Evocar, portanto, pode ser um modo específico, um jeito singular de explorar, através da arte, o que o sujeito traz em si sobre o processo artístico/educacional para revelar a partir daí, como ele se pensa nesse processo e as possíveis transformação desse pensar, que é o caráter essencial da arte-educação.

Um comentário:

  1. A arte …

    Inicio este comentário pelo post anterior , não conheço o autor do poema Charles Baudelaire mas depois de ler o que posso dizer … isto é arte !
    Eu diria que Arte é de facto o “ evocare “ , arte é a forma de nos chamar a algo que nos faz pensar nos faz exercitar os sentidos .
    Lembro-me de ter escutado numa inauguração duma exposição de pintura um dos oradores dizer que dar arte era apostar no futuro e por isso a exposição teria entradas grátis para os grupos de escolas que manifestassem vontade em a visitar.
    Esta atitude de “ evocare “ é altamente positiva mas infelizmente os jovens ainda não estão motivados para certo tipo de artes , o teatro que podia ser sem duvida o melhor inicio do contacto com a arte insiste em se manter afastado do grande publico por teimosamente insistir num estilo erudito que agrada a quem faz e não cativa publico.
    Não vai muito longe o tempo que o interior de Portugal recebia Arte unicamente pelo cinema que chegava ao estilo de circo nómada , era montada uma tenda um projector e numa noite eram passados dois filmes para um pequeno publico que recebia a sua dose de cultora, filmes com legendas para uma maioria analfabeta , mas era algo apreciado e admirado por todos era o “ Cinema Paraíso “ ao estilo Português .
    Hoje a arte esta centrada na grande capital , onde nem todos podem ter aceso e para os que se podem deslocar fica demasiado cara.
    Tal como no cinema nómada devia haver uma politica de descentralização da cultora de forma a levar a mesma a todos os lados, os custos logísticos seriam certamente compensados em cultora dos nossos jovens que hoje são de um vazio cultural verdadeiramente assustador , pelo post da Marlene ficamos a saber que na sua escola tenta investir nessa matéria e faz muito bem, mas com que apoios ? Se não for a paixão que os próprios pedagogos colocam aliada ao seu profissionalismo os jovens de hoje cada vez ficavam mais ignorantes. Quer verbas a escola dispõem no seu orçamento para levar ou trazer arte aos alunos ?
    Em Portugal saber quem foi Camões é obrigatório , mas se formos perguntar por Fernando Pessoa , Vitorino Nemésio ou um contemporâneo como Saramago são muito mas muito poucos os que sabem , isto nas letras pois se formos para outras artes a ignorância passa de grande a total .
    Tentem perguntar por …. Medina , Paula Rego, Siza Vieira .

    Tentando usar o latim , eu diria vamos Evocare o sentido do Evocare !

    Se á algo que não ocupa espaço ….. é o saber !

    ResponderExcluir