quinta-feira, 24 de julho de 2008

Drama: no sentido original da palavra grega drâma (acção) , drao - "eu faço, eu luto”.

Aproveitando os dias de recesso, estivemos presente, Larissa e eu, em algumas das apresentações do Festival de Teatro, cuidadosamente organizado pelo SESC Campinas;
Em cada peça, muitas emoções diferentes provocaram também diferentes expressões: risos, lágrimas, apreensão, memórias do passado...enfim, uma gama de sensações que só essa forma de arte poderia causar.
A começar por MIMO:
"A cabeça de Mimo está cheia de lembranças. Elas estão bastante inquietas: pulam, dançam e aprontam uma grande confusão em sua caótica mente. Elas fazem Mimo rir e chorar. Até que, um dia, Mimo decide viajar em busca de um ou mais lugares onde deixar suas memórias. Assim, ele espera encontrar paz. Durante a viagem, Mimo reencontra lugares de sua infância e em cada trajeto da caminhada ele revive um momento de seu passado. Com o passar do tempo, a cabeça de Mimo vai se esvaziando."
..passando por:
ACQUA TOFFANA
"O espetáculo, repleto de humor negro e dor, acompanha o relato de um homem obcecado por sua vizinha, Célia. “Fulano de Tal”, protagonista do texto, planeja incontáveis e engenhosos métodos para assassinar Célia – ou melhor, para matar a mediocridade que ela representa." e depois: CACHORRO!, LITERATURA CONTEMPORÂNEA, EU NÃO SOU CACHORRO E O ÍNCRÍVEL MENINO (PRESO) NA FOTOGRAFIA, sendo os três últimos, monólogos de Fernando Bonassi, todos os temas com um recorte profundamente reflexivo, criando um universo intimista entre ator e platéia, num convite ao mergulho para percorrerem juntos os caminhos propostos.
Ao final, a apresentação do trabalho denominado 'EXPERIENTIA', com novos artistas, apresentando a conclusão de um trabalho de 'imersão' que durou dez dias.
Os atores que se empenharam e se envolveram, transmitindo assim a crença no teatro como forma de expressão, se representam uma contemporaneidade ou futuro (incerto), revelam também a certeza da importância do teatro, enquanto linguagem e como necessidade vital para realizar a ponte entre nossas experiências estéticas e a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário