domingo, 29 de março de 2009

Nós aderimos...



"Campinas ficará mais escura neste sábado (28) durante uma hora. As luzes da Estação Cultura, do Jockey Clube, do Mercado Municipal, do Paço Municipal de da Torre do Castelo permanecerão apagadas, das 20h30 às 21h30, em ato simbólico de defesa do futuro do planeta Terra.

O 'apagão' faz parte da mobilização mundial contra o aquecimento global idealizada pelo Fundo Mundial para a Natureza (representado pela sigla em alemão WWF). Denominado 'Hora do Planeta', o movimento pretende atingir um bilhão de pessoas em mais de mil cidades ao redor do mundo. O município aderiu ao movimento na sexta-feira passada, dia 20, e divulgou hoje (27) o nome dos prédios públicos que terão as luzes apagadas por uma hora. [...]

Essa é a primeira vez que o Brasil participa oficialmente da mobilização. De acordo com o site do WWF, em uma semana, o número de cidades que aderiram a Hora do Planeta 2009 subiu de 27 para 79. No mundo inteiro, até a manhã desta sexta-feira, já eram mais de 2,8 mil cidades cadastradas.

Cada cidade apagará suas luzes no horário local, portanto o movimento irá durar praticamente 24 horas. A campanha começou nesta madrugada na Nova Zelândia, onde todos os geradores a diesel das ilhas Chatham, um pequeno arquipélago na costa Leste, foram apagados.

Além dos monumentos e prédios públicos, a população também está convidada a apagar as luzes da sala de suas casas, demonstrando o envolvimento à campanha. Para o secretário municipal de Meio ambiente, Paulo Sérgio Garcia, a adesão de Campinas tem o objetivo de sensibilizar os moradores da cidade para a preservação ambiental e fortalecer iniciativas particulares.

Ao apagar as luzes, os participantes da Hora do Planeta pretendem também chamar a atenção dos líderes mundiais que vão se reunir em dezembro deste ano em Copenhague, na Dinamarca, para firmar um novo acordo global substituto do Protocolo de Kyoto que exigia a redução da quantidade de poluentes lançados na atmosfera, mas não foi cumprido por países como os Estados Unidos.

A elevação da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera tem como um dos efeitos o aquecimento global. Embora as mudanças climáticas sejam fenômeno constante no planeta existe agora aumento na concentração de gases de efeito estufa, elevação esta provocada pela ação do homem. Os países desenvolvidos foram os principais responsáveis pelo aumento desta concentração.

Movimento

O movimento é promovido desde março pela organização não-governamental (ONG) suíça WWF. A primeira edição ocorreu como um movimento local em Sidney, na Austrália e quase 100% dos moradores da cidade apagaram as luzes por uma hora. O objetivo era reduzir 5% do consumo de energia da cidade, mas o resultado foi mais que o dobro: 10,2%. No ano passado, 50 milhões de pessoas, em 35 países e cerca de 400 cidades apagaram as luzes por uma hora. A ação já contou com a participação de alguns símbolos da cultura mundial, como o Coliseu, em Roma, na Itália. No site da WWF é possível ver a lista completa das empresas, entidades e cidades que já aderiram ao movimento. O endereço é
www.wwf.org.br. "
Opinião: É importante aderir aos grandes eventos, porque nos sentimos conectados enquanto planeta e exercitamos a nossa identidade global e terrestre. No entanto, é através de pequenas ações do cotidiano que construímos nossa consciência ecológica, necessária e fundamental, para nos educarmos em favor da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário