sexta-feira, 13 de junho de 2008

“Parabéns”


Os brinquedos não serão os mesmos...
Meu Filho completa hoje 13 anos e essa mensagem é pra ele. São os meus ‘parabéns’.
Um dia vi um filme em que a mãe, numa situação de perda do filho, conta que ele cresceu e ela não se deu conta; lamenta que ela não o conhecia, não sabia seus gostos, suas preferências... sequer sabia a sua música favorita. Aquilo me marcou muito, porque eu me reportei a mim mesma e pensei: será que eu sei qual é a música favorita do meu filho? Foi um sinal de alerta e a partir de então, procuro estar mais atenta a ele, mais presente mesmo.
Ele gosta de música, de vídeo game, de tocar guitarra, de estar com os amigos, de futebol...tem gostos semelhantes aos meninos da sua idade.
Fico olhando pra ele quando está com os amigos; gosto de vê-los conversando. Eles falam numa linguagem própria, usam roupas parecidas, gestos, que são os códigos próprios da ‘identidade’ na qual querem ser reconhecidos.
Fico olhando pra ele quando está com a irmã, como se relacionam, demonstram afeto, brigam, discordam em algumas coisas, concordam em outras, riem juntos... admiro ver como têm cumplicidade e revelam pertencer a um universo próprio também, fraterno e de laços profundos.
Repenso sempre o meu papel de mãe: em como, às vezes, sou provedora, outras vezes, sou conselheira, outras sou só brava, sem conversa... noutras vezes me desculpo...
Olho pra ele quando me despeço de manhã e ele ainda dorme...Olho pra ele quando fala comigo...quando nos abraçamos e fortalecemos nossa proximidade. Algumas vezes sou durona, do tipo mãe má. Rigorosa mesmo. Acredito numa educação com alguns limites.
Mas o meu amor por ele não têm medida.
Meu filho é assim, pessoa de riso fácil, é solidário, é boa companhia, enche a casa com a sua presença... É único, singular, ao mesmo tempo que é igual a tantos outros, com seus sonhos comuns e brincadeiras de menino.
Tem uma frase que gosto muito, que diz algo do tipo: ‘os homens não deixam de brincar porque envelhecem, mas envelhecem porque deixam de brincar’.
Aos 13 anos, eu desejo muitas coisas boas ao meu filho, mas sobretudo que ele nunca deixe de brincar, mesmo que os brinquedos não sejam sempre os mesmos.
Parabéns, Baby.

Besinhos

Dedico a você a música ‘Sweet child o’mine’. (para ouvir, clique no “Parabéns”)

Um comentário:

  1. Um post lindo e cheio de emoção

    Para ele um forte abraço e um feliz aniversario na companhia de todos que ele ama .

    Um abraço BABY !!!!!!!!
    Sergio

    ResponderExcluir