sábado, 27 de junho de 2009

Matérias de muito amar...



Estampas de Vila Rica II
São Francisco de Assis

Senhor, não mereço isto.
Não creio em vós para vos amar.
Trouxestes-me a São Francisco
e me fazeis vosso escravo.

Não entrarei, Senhor, no templo,
seu frontispício me basta.
Vossas flores e querubins
são matéria de muito amar.

Dai-me, Senhor, a só beleza
destes ornatos. E não a alma.
Pressente-se dor de homem,
paralela à das cinco chagas
.

Mas entro e, Senhor, me perco
na rósea nave triunfal.
Por que tanto baixar o céu?
Por que esta nova cilada?

Senhor, os púlpitos mudos
entretanto me sorriem.
Mais que vossa igreja, esta
sabe a voz de me embalar.

Perdão, Senhor, por não amar-vos.

A Igreja de São Francisco de Assis da Penitência, em Ouro Preto, Minas Gerais, é uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo. Dezesseis países participaram, com vinte e sete obras. Os critérios para a escolha consideraram o valor histórico e patrimonial e a importância das obras para o mundo.

Aleijadinho - Filho do mestre-de-obras português Manuel Francisco Lisboa e da escrava Isabel, o arquiteto, escultor e entalhador Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, e é considerado a maior expressão da arte brasileira de todos os tempos.

Manuel da Costa Ataíde - Pintor brasileiro nascido em Mariana, MG, é considerado o maior expoente da pintura barroca mineira e brasileira. A pintura do teto da igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, representando a 'Assunção da Virgem' é a sua obra mais famosa.

Poesia: ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética.
32.ed. Rio de Janeiro: Record, 1996, p.53-54

Imagem: Teto da Igreja de São Francisco de Assis (Ouro Preto - MG), obra-prima do pintor Manuel da Costa Ataíde (1762-1837).

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/85/SFrancisOuroPreto-CCBY.jpg/300px-SFrancisOuroPreto-CCBY.jpg

Para saber mais:http://www.7maravilhas.sapo.pt/#/27Maravilhas/Vencedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário