segunda-feira, 26 de julho de 2010

Suor em ouro e...o que está em jogo?

Sentimentos mistos foram provocados no torcedor brasileiro, ontem, por esportes diferentes e com regras específicas, mas que ao final, tiveram um ponto de convergência e sobre o quail eu proponho uma reflexão.

Em princípio, PARABÉNS aos 'meninos do voley' pela garra com que defenderam as nossas cores, nos jogos da Liga Mundial do Voley masculino, finalizando em alta, com a merecida vitória.

Os talentos individuais esbanjam atributos que vão desde a técnica apurada às atitudes que demonstram garra e muita paixão, formando um coletivo forte e coeso, que ao longo do tempo vem dando exemplos de superação.

Em resposta às questões da imprensa, o técnico Bernardinho, referindo-se aos que cederam o lugar de títular a outros com melhores condições de jogo e em nome do coletivo, ressalta a importância em "ter que encontrar forças em algum lugar para seguir e lutar com elas até o fim"; parabeniza e agradece os atletas que entraram em campo ou não.
E no automobilismo...

A torcida brasileira (novamente) frustra a comemoração.
Entre perplexo e irado, o torcedor vê o piloto brasileiro permitir a ultrapassagem, abrindo o caminho da vitória ao companheiro de equipe.
Em episódio semelhante - e mesmo sepultado ao longo do tempo - esses sentimentos foram remexidos. Indignação...vergonha...revolta...
Se no primeiro caso, fica fácil entender o objetivo e as justificativas do técnico, no segundo, nos deparamos com algumas incertezas: Que esporte é esse e o que está em jogo, afinal?
Que falta nesta cidade?... Verdade.
Que mais por sua desonra?... Honra.
Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha.
[...]
Quem haverá que tal pense,
Que uma câmara tão nobre,
Por ver-se mísera e pobre,
Não pode, não quer, não vence.
Poesia: Epigrama - Gregório de Mattos e Guerra

Um comentário:

  1. Ainda bem recentemente e sobre o mundial de futebol li um artigo que dizia que o desporto se estava a prostituir perante os interesses comerciais que estão cada vez mais a cercar este mundo para nos sugarem o pouco que ainda nos resta .
    O que se passa na formula 1 e que tenho lido poia não acompanho pela tv é um exemplo disso mesmo , não ganha o melhor , ganha o que tem mais poder económico junto dos patrocinadores.
    Uma vergonha !

    ResponderExcluir