terça-feira, 26 de maio de 2009

O mar, a coroa e o Cara

A moeda, da colecção "A Língua Portuguesa", será distribuída pelas tesourarias das instituições de crédito e do Banco de Portugal, anunciou a instituição. A Casa da Moeda está autorizada a cunhar até 150 mil exemplares.
“Tentei encontrar os autores que podiam simbolizar com maior eficácia a língua portuguesa numa pesquisa com o apoio de Natividade Pires, especialista em literatura”, professora no Instituto Politécnico de Castelo Branco, disse o escultor José Simão, colega da docente no estabelecimento de ensino superior. Com o perfil de Fernando Pessoa surge na moeda a inscrição repetida da frase “A Minha Pátria é a Língua Portuguesa”, e, no reverso, a imagem de Camões e as legendas “Língua Portuguesa” e “Património Cultural”. “Camões e Pessoa levaram a nossa língua além fronteiras. Tentei cruzar isso com a nossa diáspora, que é o transporte da cultura e da língua”, explicou o autor.
Assim, o mar é o elemento comum às duas faces da moeda, ao lado das representações de Camões e Pessoa. “Os dois poetas viajaram, primeiro eles, depois os seus livros. E há um escudo que é levado pelas ondas” numa das faces da moeda, descreveu José Simão. “Esse escudo é a língua portuguesa, mas é o povo português que vai nessa viagem. Estamos todos ali simbolizados”, sublinhou.
Esta é a quinta moeda do escultor, desenhada no seu ateliê em Castelo Branco, onde reside.

Imagem: Nova moeda de coleção de 2,5 euros que entra em circulação. Fernando Pessoa e Camões foram escolhidos pelo escultor José Simão para ilustrá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário