quinta-feira, 28 de maio de 2009

"Servir é a maior das artes"


Numa das primeiras cenas de A vida é bela, o aprendiz de garçom Guido Orefice procura a melhor inclinação do torso para saudar os clientes: 45 graus, à maneira das garrafas de champanhe? Ou talvez mais? De tão esforçado, inclina a cabeça até o chão. É quando recebe uma lição do tio e mestre: "Servir é a maior das artes" e, como tal, escapa a todo servilismo. Eis a chave das proezas do garçom: transportado com o filho para um campo de concentração, Guido leva ao virtuosismo a arte de servir sem subserviência. (1)

Se você pesquisar a expressão: PODER PÚBLICO, encontra, dentre outras, essa definição: "Poder público é o conjunto dos órgãos com autoridade para realizar os trabalhos do Estado, constituído de Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário.
A expressão é utilizada também no plural (poderes públicos), também chamados de poderes políticos. Em sentido amplo, representa o próprio
governo, o conjunto de atribuições legitimadas pela soberania popular."(2)

O que temos presenciado na GREVE - movimento organizado e legítimo dos trabalhadores municipais de Campinas é a concretização do entrelaçamento desses dois conceitos. Somos nós, servidores, que estamos com a 'mão na massa' e que, de fato, temos carregado a cidade nas mãos, a duras penas, em favor dos cidadãos e zelando pelo patrimônio construído com o dinheiro público.Nessa arte, servimos, sem servilidade, sem nos curvarmos aos desmandos da administração, exercendo, com coerência o nosso PODER PÚBLICO na condução das nossas atribuições.



EL MONTE Y EL RÍO(3)

En mi patria hay un monte.
En mi patria hay un río.

Ven conmigo.

La noche al monte sube.
El hambre baja al río.

Ven conmigo.

Quiénes son los que sufren?
No sé, pero son míos.

Ven conmigo.

No sé, pero me llaman
y me dicen: "Sufrimos".

Ven conmigo.

Y me dicen: "Tu pueblo,
tu pueblo desdichado,
entre el monte y el río,

con hambre y con dolores,
no quiere luchar solo,
te está esperando, amigo".

Oh tú, la que yo amo,
pequeña, grano rojo
de trigo,
será dura la lucha,
la vida será dura,
pero vendrás conmigo.



Venham conosco e sigamos mais fortes, que a nossa luta é legítima.

(3) -Los versos del capitán - Pablo Neruda
Imagem: Trabalho e movimento - Marcos Persico - Bahia, Brasil.

2 comentários:

  1. Sempre estive solidário com aqueles que travam batalhas pelos seus direitos, por isso deixo a minha solidariedade e que os objectivos sema alcançados.

    Sobre o Poema … è Pablo Neruda , e por isso é sublime !

    Mais uma vez parabéns , pelo cuidado na escolha dos textos para os posts, apesar de saber que tens capacidade para deixar muito de ti em palavras próprias que teimas em esconder.

    Boa sorte nessa vossa luta !

    ResponderExcluir
  2. CREIO QUE MUITAS VEZES AS PALAVRAS ABSORVEM UM SENTIDO MAIS AMPLO QUANDO ESTÃO SENDO DITAS OU INTERPRETADAS PELAS PESSOAS CERTAS

    NENHUMA LINGUAGEM SUPERA A ESCRITA
    ÓTIMOS OS TEXTOS SELECIONADOS POR TI

    MUITA LUZ SEMPRE

    ResponderExcluir