domingo, 30 de dezembro de 2007

África - Sebastião Salgado


Hoje fui à Livraria Saraiva no Iguatemi. A opção pelo shopping era pra combater um pouco o calor do segundo domingo de verão que, após o almoço, marcava 36°.
A loja, que passou por uma reforma recentemente, ficou muito mais bonita e organizada, de modo que tudo se encontra com mais facilidade, no modelo de 'auto-servimento'.

Logo na entrada me deparei com um livro-álbum do fotógrafo brasileiro
Sebastião Salgado - África.
Como ali é permitido e sendo esse mais um dos atrativos da loja, ousei folhear aquela obra de arte cuidadosamente colocada em exposição. O texto de Mia Couto, na introdução, já antecipa alguns possíveis sentidos para o livro. Na sequência, as imagens que condensam em si muitos dos capítulos da história oficial, duramente marcada na carne e nas mentes daquelas pessoas, são emblemáticas.
Não deve haver outro lugar, senão naqueles corpos e ali naquele livro, onde essa história esteja tão verdadeiramente revelada.
Homens. Mulheres. Crianças. Idosos. Tanto sofrimento e tanta ausência de direitos nas tantas vidas que foram e ainda são negadas.
Encantada com as imagens mas leiga nos processos e recursos usados na arte da fotografia, as questões que me assaltavam eram de outra natureza: Será que a vida ali vale menos? Será que a dor dói menos?
Folheei mais algumas páginas e faltou coragem. Senti o 'nó na garganta', as lágrimas ameaçaram, fechei o livro.
Entretanto, apesar de provocar sentimentos como revolta e tristeza, evidenciar o tratamento banal que durante anos tem sido dado à vida, a genialidade do artista nos protege: ao mesmo tempo em que traz à tona a crueldade da história feita por homens contra os próprios homens, ele possui a sensibilidade de desvelar nos olhares daquelas pessoas a dignidade e o orgulho por serem quem elas são.





África, de Sebastião Salgado
Taschen, 336 pp, capa dura,

Um comentário:

  1. Por razões profissionais, estive no interior de Angola, onde me deparei com uma escola de vida onde os sentimentos são mais fortes e os valores são mais ricos. De facto a vida vale muito pouco, morrer por vezes é um acto de piedade.
    Todos os dias chorei ao deitar e ainda hoje me emociono ao pensar que provavelmente muitas daquelas crianças que transportei ao meu colo, não resistiram ás varias doenças e fome. Este comentario fica como homenagem as voluntarias que encontrei que curiosamente eram chefiadas por uma freira natural da cidade onde a criadora deste blogue reside. Para a irmã Martina,o meu obrigado pois sei que continua a tratar daquelas crianças com todo o carinho.Gostaria de voltar mas teria que levar todos os amigos e conhecidos para eles tambem receberem uma lição de vida. Perante o que vi, tudo,mas tudo são banalidades.ACREDITEM !!
    Um bom 2008 para os leitores deste excelente blog
    Serginho

    ResponderExcluir