terça-feira, 22 de abril de 2008

Auê, Auê!!


Descobrimento do Brasil

"Depois de 44 dias de viagem, no dia 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra firme. Os 13 navios ficaram reconhecendo a nova terra e seus habitantes, os índios. Era o início da história do Brasil. A carta de Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei de Portugal, relatou detalhadamente o fato. "





Yby moetéua,

Ndê remundú,

Reicô Brasil,

Ndê, iyaissú !
Mira quá yuy sui sy catú,

Ndê, ixaissú,

Brasil!

Um comentário:

  1. Felizmente hoje não são necessários 44 dias para chegar de Portugal ao Brasil !!!

    O que é hoje o Brasil para Portugal ?
    Durante muitos anos houve uma cultora de distanciamento entre os dois países , os políticos falavam em países irmãos mas na pratica nada disso se passava , eram dois países de costas voltadas , os Brasileiros olhavam os Portugueses como o Manel e a Maria , com as suas padarias e o característico bigode, os Portugueses olhavam os Brasileiros ao estilo do Ze Carioca ou seja um povo que apenas queria saber de samba e futebol e que gostava pouco de trabalhar , foi esta mentalidade que se manteve por décadas.
    Finais dos anos 80 vieram as novelas brasileiras para Portugal e os Portugueses começaram a olhar o Brasil de outra forma, com as novelas vieram as musicas os poetas e toda a riqueza nesta área que o Brasil tem para dar , a Gabriela cravo e canela abriu as portas de Jorge Amado , de Vinicius , Buarque Bethania , Gal , Ivan Lins entre outros e o Brasil passou a ser visto como algo mais que samba e futebol.
    Os tempos modernos da globalização levaram os Portugueses a olhar o Brasil como uma potencia económica e com isso o forte investimento feito por empresas portuguesas na área das comunicações , petróleo e comercia com a construção de vários shoppings , depois veio o turismo que se encontra em alta , o Brasil é hoje o pais mais procurado pelos Portugueses para as suas ferias , o Nordeste Brasileiro tem sabido tirar partido das suas belas praias e clima para atrair não só turistas mas investimentos também.
    Para os brasileiros Portugal deixou de ser uma miragem e com isso um elevado numero de Brasileiros fez as malas para rumar a Portugal em busca de uma vida melhor, em busca de um “ el dorado “ que não existe , nessa campanha migratória vieram mulheres enganadas ou não, para actividades menos lúdicas , foram assunto nacional e mesmo internacional , foram capa da famosa “ TIME “ com as menos famosas e ridículas “ Mulheres de Bragança “ esta situação veio denegrir não apenas a mulher brasileira mas o povo Brasileiro , hoje e devido a um apertado controle das autoridades Portuguesas o problema vai ficando ultrapassado e de novo os Brasileiros são acolhidos e acarinhados e muito estão a contribuir para a nossa economia , mas em especial para modificar a nossa mentalidade fechada, de facto onde houver dois Brasileiros existe uma festa .
    O caminho agora é mesmo o quebrar as barreiras colonizadoras que ainda existem para que de facto possamos ser povos irmãos e beneficiar desta língua linda que nos une , que o Brasil consiga ultrapassar todos os seus problemas sociais para que lhe seja possível proporcionar ao seu povo a verdadeira alegria e bem estar pois a coragem de viver num pais “ complicado “ mas com um sorriso sempre aberto é merecedora de uma classe politica digna .
    Sou suspeito para falar do Brasil e do seu povo , mas acredito nas suas capacidades !!!
    ……Força Brasil !!!!!

    ResponderExcluir