quarta-feira, 2 de abril de 2008



A iniciativa da Fundação PLMJ - instituída pela sociedade de advogados de José Miguel Júdice em doar à cidade de Lisboa a escultura 'Eu sou como você' do artista Rui Chafes é a demonstração de que a arte não só é necessária mas tem que ser democratizada e incorporada à vida cotidiana. Ações como esta valorizam e requalificam o espaço público de modo geral, e, nesse caso, ainda em especial, teve o objetivo de resignificar o espaço para onde foi destinada*.
O artista Rui Chafes, que expõe regularmente desde os anos 80 e é um dos mais importantes escultores da sua geração, aceitou o desafio da Fundação PLMJ para realizar uma peça para ser colocada numa das avenidas principais da cidade de Lisboa. Sou Como Tu é uma enorme escultura na linha de outros trabalhos recentes do autor apresentados, por exemplo, na exposição individual no ano passado na Galeria Graça Brandão. A obra utiliza o material de eleição do autor, o ferro, para convocar noções aparentemente opostas, como leveza e transparência.

Que a escultura seja como aqueles que a vêem, significa que o seu corpo é idêntico ao corpo humano e, sobretudo, que entre tudo o que existe se pode estabelecer uma relação de semelhança. As diferenças são de intensidade, de linguagem, de expressão, de matéria. Ainda que se trate de uma obra de grandes dimensões, a harmonia e integração com o lugar que ocupa é bem sucedida. Não é uma intromissão monumental, nem um gesto extravagante. A sua característica principal é a leveza e, nas palavras do artista, é "uma visão fugaz."(Nuno Crespo - DN online)
"Todas as forças da Natureza são Uma força, apenas.”
A escultura de Rui Chafes, como todas as formas contraditórias e em transformação que encontra no mundo visível, comunga dessa força e contribui para a revelar."


*A obra está colocada em frente ao Edifício Eurolex, na Avenida da Liberdade nº 224, a sede da própria PLMJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário