quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

é virtual...é sentimento...


É inusitado o sentimento de perda de alguém querido, que eu conheci apenas virtualmente e com quem desenvolvi laços afetivos no decorrer de mais de cinco anos. Não sei com que comparar o vazio que a notícia da morte provoca, depois do silêncio que perturba.
Web é sobretudo comunicação e 'aproximação' e a nossa amizade foi fruto desse benefício.
Contraditório é o sentimento de se ter o amigo (distante) e de repente não se ter mais...porque ele continua distante, continua amigo, mas já não está lá...(Surreal, isso!!!)

Nossa amizade surgiu como tantas outras, no antigo chat 'psiu', em uma das salas (30-40 anos) que era frequentada por pessoas do Brasil e Portugal.


Português e morador de Santarém, angolano de nascimento, no chat ele era o 'Falcão' e embora o nick impusesse certa força, ele sempre fora um cavalheiro. Tímido, falava pouco, se expressava menos nas palavras e mais através das músicas e imagens que colocava na salinha e que revelavam seu lado romântico. Travamos ali uma amizade que durou de Junho de 2002 até Dezembro de 2007. Nesse período, o site de chat mudou, mas mantivemos a amizade. Um ano depois de um silêncio inquietante, eu soube de sua morte e da forma estúpida(como sempre consideramos a perda de pessoas queridas) como ocorreu, no próprio local de trabalho.
A melhor homenagem que posso fazer a ele é através de dois ícones que o representam: uma foto, que ele me enviou logo nas nossas primeiras conversas, da Lara, uma 'São Bernardo' da qual ele sempre falava com carinho e a sua música favorita, que um dia ele me dedicou: Samba pa ti, do guitarrista Carlos Santana.

Então, querido amigo Nico, enquanto vou tentando decifrar esses sentimentos que se alternam de presença e ausência e que me confundem entre o que é distância e proximidade, é 'pa ti' que o Santana vai tocar.
Imagem: Lara
Música: Samba pa ti - Carlos Santana, disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário